Código de Ética


Introdução

A essência de uma empresa se expressa na postura das pessoas que a compõe, sendo dever da organização internalizar sua cultura e disseminar seus princípios éticos e morais.

As práticas cotidianas e relacionais, invariavelmente, trazem dúvidas aos seus interlocutores quanto à melhor forma de se agir em determinadas situações, sendo que o estabelecimento de regras e a manutenção de uma estrutura de cumprimento e ética tornam-se um balizador necessário às ações tomadas no dia a dia das organizações, evitando-se circunstâncias que possam ensejar, até mesmo, a simples aparência de improbidade nas ações da Empresa.

Buscando uma coerência entre o discurso e a prática, o presente Código de Ética e Conduta da TEREOS INTERNACIONAL se apresenta como uma declaração de seus valores e uma orientação quanto aos princípios que devem nortear as ações de todos os envolvidos na condução de seus negócios e relações institucionais, além de ser um compromisso público com seus padrões de integridade.

É responsabilidade de todos os colaboradores da TEREOS INTERNACIONAL, em especial seus empregados, estagiários, diretores, conselheiros (conjuntamente referidos como “Colaboradores”), apoiar, cumprir e fazer cumprir o presente Código de Ética e Conduta em todas as situações e esferas de atuação. Quaisquer dúvidas quanto à aplicação ou interpretação deste Código de Ética e Conduta, devem ser encaminhadas à diretoria executiva da TEREOS INTERNACIONAL.

O Código de Ética e Conduta da TEREOS INTERNACIONAL, não pretende criar direitos contratuais executáveis, de qualquer nível, em benefício de qualquer pessoa ou entidade, bem como não pretende exaurir a matéria ou oferecer orientações pormenorizadas, mas sim firmar alicerces para uma cultura corporativa eticamente orientada, minimizando a subjetividade ao incentivar a consulta e a procura de aconselhamento, mesmo que confidencial, antes da tomada de decisões.

Lembre-se, o Código de Ética é uma referência para que o Colaborador saiba, ou busque saber, qual o discernimento ético que dele se espera na tomada de uma decisão.

Compromisso dos Colaboradores da Tereos Internacional com seu Código de Ética e Conduta

I. Todas as nossas decisões devem ser pautadas dentro de critérios éticos e de uma integridade explícita de forma que nossas práticas sejam condizentes com nossas ações;

II. Todos os colaboradores devem estar familiarizados com o Código de Ética e Conduta da TEREOS INTERNACIONAL;

III. Qualquer violação às normas éticas da TEREOS INTERNACIONAL constituem razão suficiente para aplicação das medidas disciplinares cabíveis, inclusive o desligamento do Colaborador, quando for o caso;

IV. É dever de todo colaborador levar ao conhecimento da direção da empresa, de boa-fé, quaisquer fatos ou atos, mesmo que suspeitos, que possam revelar condutas fraudulentas, abusivas, ilícitas ou contrárias às normas éticas da companhia, sob pena de conivência. A TEREOS INTERNACIONAL proíbe qualquer tipo de retaliação e garante o sigilo da fonte e das informações que lhe são trazidas, bem como, uma averiguação comedida, ética, justa, imparcial e segura dos fatos;

V. Eventual dúvida quanto à melhor decisão a ser tomada diante de uma situação é um indício de desvio dos padrões éticos da companhia. Em todas as decisões, ações ou atitudes, o colaborador deve sempre ser capaz de responder SIM às seguintes questões:
• Esta decisão é coerente com os valores de integridade e honestidade da TEREOS INTERNACIONAL?
• Esta decisão é capaz de suportar um exame público minucioso?
• Esta decisão protegerá a reputação da TEREOS INTERNACIONAL?

VI. Todos os colaboradores da TEREOS INTERNACIONAL devem se sentir à vontade em procurar ajuda, de forma franca e transparente, quando se depararem com condutas preocupantes no ambiente de trabalho.

Tereos Internacional e os Indivíduos

Ambiente de Trabalho


A TEREOS INTERNACIONAL não tolera intimidação, hostilidade, assédio ou discriminação de qualquer natureza no ambiente de trabalho e possui o compromisso de tratar de forma justa e imparcial todos os seus colaboradores, candidatos a emprego e o público em geral, assim como não admite e não coaduna com práticas de trabalho infantil, trabalho forçado, e outras formas degradantes de trabalho.

Os critérios de admissão, promoção, transferência ou desligamento adotados pela TEREOS INTERNACIONAL, são baseados exclusivamente em avaliações de mérito, esforço pessoal, qualificações e pelo respeito à individualidade e à diversidade das pessoas. É política da empresa oferecer oportunidades profissionais justas e igualitárias, envidando esforços para o desenvolvimento pessoal e profissional de seus empregados, por meio de políticas de treinamento, educação, coaching e demais ferramentas de recursos humanos.

Intimidade, Privacidade e Postura no Ambiente de Trabalho

A TEREOS INTERNACIONAL preserva a privacidade e a intimidade de todos os seus colaboradores bem como, a confidencialidade de suas informações.

O comportamento pessoal dos colaboradores possuirá relevância para a TEREOS INTERNACIONAL somente nos casos onde possa interferir em seu desempenho pessoal ou comprometer os padrões de ética e conduta da companhia.

A TEREOS INTERNACIONAL não admite que seus colaboradores trabalhem sob efeito de álcool ou drogas ilegais, assim como não admite condutas de ameaça, agressão, porte ou uso de armas, e quaisquer outras condutas potencialmente lesivas à integridade física e psicológica das pessoas. Confidencialidade

Os colaboradores da TEREOS INTERNACIONAL devem zelar pela confidencialidade de todas as informações que lhes são confiadas pela empresa ou por seus parceiros de negócios, mesmo após o rompimento do vínculo com a organização.

Os representantes da TEREOS INTERNACIONAL devem ter o cuidado para que não haja o extravio de arquivos ou documentos contendo informações da TEREOS INTERNACIONAL e suas controladas e nem discutir assuntos da TEREOS INTERNACIONAL em locais públicos.

Todas as informações não públicas que, reveladas, possam trazer prejuízos à TEREOS INTERNACIONAL ou aos seus colaboradores ou parceiros de negócios deverão ser tratadas como confidenciais pela companhia e, portanto, protegidas, tais como informações financeiras, administrativas, contábeis e fiscais, informações de negócios e de preços, relação de clientes, estratégias de marketing e design, segredos de indústria, métodos e processos, informações inerentes à vantagens competitivas, registro de invenções, relatórios técnicos, dados sobre funcionários, sistemas de informação etc.

É política da TEREOS INTERNACIONAL utilizar de meios lícitos para buscar informações de mercado, clientes, fornecedores e concorrentes.

Tereos Internacional e seus Ativos

Bens da Companhia


É dever dos colaboradores zelar pelo bom uso, conservação e sigilo dos ativos da organização, sejam os tangíveis ou intangíveis, intelectuais, eletrônicos, de investimentos ou de imagem, bem como seus recursos financeiros de qualquer ordem, privilegiando a economia e elevando a relação custo/benefício, por meio da obtenção dos melhores resultados com o menor custo, seja para os ativos próprios da empresa, seja para aqueles que estejam sob sua guarda.

Os bens da TEREOS INTERNACIONAL sejam os de uso comum ou aqueles considerados como ferramentas de trabalho (veículos, celulares etc), são disponibilizados aos colaboradores exclusivamente para utilização dentro das atividades da empresa e de acordo com as políticas internas, de forma que eventual utilização pessoal deverá ser precedida de autorização do superior imediato, havendo o respectivo reembolso dos custos envolvidos.

É também dever de todos os colaboradores zelar pela segurança dos ativos da companhia, evitando-se furtos, depredações, mal uso, desvios por abuso de confiança etc.

Sistemas de Informação

Os dados armazenados nos sistemas eletrônicos e de rede da TEREOS INTERNACIONAL, inclusive e-mails, são considerados de propriedade da empresa podendo ser, inclusive, monitorados ou acessados a qualquer tempo durante ou após o término do vínculo com a TEREOS INTERNACIONAL. A utilização pessoal dos sistemas eletrônicos de informação é permitida, desde que dentro do legal e do razoável, devendo haver bom senso dos usuários, e evitando-se a interferência nas atividades cotidianas de trabalho.

É vedado a todos os colaboradores da TEREOS INTERNACIONAL utilizar dos recursos eletrônicos da companhia para a prática (ou promoção) de quaisquer atos de discriminação, assédio, pornografia, obscenidades e demais condutas tidas como ilícitas ou imorais. É vedada a utilização ou instalação de softwares não licenciados para TEREOS INTERNACIONAL.

As senhas são pessoais e intransferíveis, e os acessos para aprovações eletrônicas devem obedecer aos critérios de segregação, resguardando a transparência e a integridade das operações.

Propriedade Intelectual

A TEREOS INTERNACIONAL preza pela proteção aos direitos de propriedade intelectual própria e de terceiros, sendo vedado a qualquer colaborador reproduzir, publicar, distribuir, alterar ou usar materiais protegidos pelo direitos de propriedade intelectual, sem a devida permissão competente.

A TEREOS INTERNACIONAL valoriza e incentiva a criação de idéias comerciais, novos conceitos, pesquisas, novos produtos, estratégias, programas de computador, processos industriais, fórmulas, invenções e quaisquer outros ativos resultantes da atividade intelectual, sendo dever de todos os colaboradores proteger esse patrimônio, de forma a resguardar sua vantagem competitiva.

Tereos Internacional e seus Parceiros

Integridade nos Negócios


A TEREOS INTERNACIONAL apoia e privilegia parceiros de negócios que operam com padrões éticos compatíveis com os padrões da companhia. Apóia e privilegia parceiros que tratem funcionários com dignidade e respeito e que sigam as leis pertinentes às relações de trabalho e não se utilizem da exploração de menores, de regime de trabalho forçado ou quaisquer outras formas degradantes de trabalho.

A TEREOS INTERNACIONAL valoriza relacionamentos de longo prazo, primando pela negociação justa e transparente com fornecedores, clientes e parceiros de negócios.

Não faz parte da política da companhia denegrir a imagem de empregados, ex-empregados ou colaboradores em geral, ou ainda, dos serviços ou produtos de concorrentes e de prestadores de serviços.

Presentes e Cortesias

Presentes, cortesias, convites para eventos são utilizados frequentemente para fortalecer relacionamentos comerciais. Os colaboradores da TEREOS INTERNACIONAL não devem aceitar qualquer presente ou favor que seja oferecido com a intenção ou a perspectiva de exercer influência na tomada de decisões.

Podem ser aceitos ou oferecidos presentes e cortesias desde que apropriados aos relacionamentos de negócios. Jamais devem ser excessivos em relação às práticas locais, sendo de valor modesto e de quantidade e frequência razoáveis, de forma a não infringir a lei ou a política da empresa do destinatário ou do ofertante. É inaceitável solicitar presentes, favores ou quaisquer vantagens pessoais, assim como, é vedado receber ou oferecer presentes em dinheiro ou equivalente.

Ao aceitar ou oferecer um presente, uma cortesia ou um convite para um evento, certifique-se do impacto de tal conduta nas relações de negócio e à vista de terceiros.

Na dúvida sob a conveniência ou não em aceitar ou oferecer um presente ou cortesia, consulte a diretoria executiva TEREOS INTERNACIONAL. Quando necessário, decline educadamente do que lhe foi ofertado, mencionando as restrições do Código de Ética e Conduta. Caso não seja possível devolver o que foi recebido, o bem deverá ser colocado à disposição da Diretoria Executiva para sorteio entre os funcionários.

Nenhum representante da TEREOS INTERNACIONAL deverá usar de seus cargos para obter favorecimentos pessoais ou considerações especiais para si ou para outrem. Os parceiros de negócios serão selecionados com base em critérios objetivos relacionados aos negócios da organização, tais como: qualidade, excelência, técnica, custo e serviço.

Acionistas, Investidores Potenciais, Analistas de Bancos e Corretoras

A TEREOS INTERNACIONAL é uma companhia aberta e comprometida com as boas práticas de governança corporativa procurando assegurar elevados padrões de transparência e equidade de tratamento com os investidores, com o mercado de capitais em geral e rigorosa obediência à legislação e às regulamentações pertinentes.

O relacionamento da TEREOS INTERNACIONAL com acionistas, investidores potenciais, analistas de bancos e corretoras baseia-se na comunicação tempestiva e transparente, respeitando o acesso de todos à informação relevante ao mesmo tempo.

A TEREOS INTERNACIONAL também possui políticas de Divulgação e de Negociação com Valores Mobiliários a fim de garantir confidencialidade absoluta das informações que ainda não sejam de conhecimento público e que possam interferir na cotação de ações ou influenciar as movimentações do mercado e/ou decisões de investimento.

A TEREOS INTERNACIONAL preza pela agilidade, veracidade e presteza das informações necessárias ao acompanhamento do desempenho da companhia.

É vedado aos colaboradores da TEREOS INTERNACIONAL agir com conflito de interesses ou se utilizarem de informações privilegiadas na atuação do mercado de capitais, sob pena de sofrer as sanções legais.

Constitui-se compromisso da TEREOS INTERNACIONAL garantir aos acionistas confiabilidade na gestão, através da transparência das informações, da fidelidade dos registros contábeis e da absoluta intolerância ao tráfico de influências.

Registros e Controles Contábeis

A TEREOS INTERNACIONAL e suas subsidiárias contam com a precisão e a integridade de seus registros contábeis de cuja escrituração, obedece rígidos procedimentos internos, consignados de maneira precisa e completa e dotados do grau de detalhamento necessário, refletindo a transparência e a confiabilidade das operações. Os lançamentos corresponderão sempre à respectiva documentação de suporte, obedecendo aos princípios de segregação para aprovação de quaisquer transações. Todas as operações são devidamente lançadas em registros oficiais que ficam à disposição da auditoria interna e das autoridades fiscais.

As demonstrações financeiras são elaboradas de acordo com a lei e com os princípios fundamentais de contabilidade, representando adequadamente a situação financeira da empresa.

A TEREOS INTERNACIONAL não aceita a manutenção de registros falsos, incompletos, inexatos, inidôneos ou intempestivos. Os procedimentos de auditoria devem confirmar a eficácia dos controles internos e do cumprimento da legislação.

Conflito de Interesses

Conflito de interesse é qualquer situação onde interesses diversos são colocados, ou pareçam ser colocados acima dos interesses da organização e do objetivo de seus negócios, seja para benefício próprio ou de terceiros, comprometendo a transparência, a imparcialidade, a objetividade e a lealdade na condução dos negócios da companhia. Todos os colaboradores da TEREOS INTERNACIONAL têm o dever de promover os interesses legítimos da empresa, devendo informar aos seus supervisores, eventuais situações onde interesses pessoais estejam, ou pareçam estar acima dos interesses da organização.

Se houver conflito de interesse, real ou potencial, ele deverá ser analisado pela chefia direto do colaborador e, sendo assim, qualquer atividade que seja aprovada deverá ser documentada e encaminhada para a área de Recursos Humanos para arquivo no prontuário do colaborador.

Tereos Internacional e a Comunidade Responsabilidade Social

A TEREOS INTERNACIONAL considera-se socialmente responsável e age para que as comunidades com as quais atua possam usufruir e se beneficiar de programas que capacitem, melhorem e transformem as pessoas em bons cidadãos, cientes de seus direitos e deveres.

Imprensa

O contato com a imprensa será promovido, exclusivamente, por porta-vozes designados pela empresa ou pela assessoria de imprensa da TEREOS INTERNACIONAL.

É vedado a qualquer colaborador realizar contato com a imprensa em nome da TEREOS INTERNACIONAL, bem como promover a divulgação de informações sigilosas ou inverídicas. Comunicações ou informações inadequadas podem resultar em sérios danos ao nome e à imagem da companhia.

Caso algum colaborador seja contatado pela imprensa, este deve informar que somente a assessoria de imprensa da TEREOS INTERNACIONAL está autorizada a fornecer qualquer tipo de informação. É vedado fornecer informações ou dar entrevistas sem a autorização prévia da área de Comunicação da companhia.

Atividades Políticas

A TEREOS INTERNACIONAL não restringe atividades político-partidárias de seus colaboradores, desde que: (i)sejam em caráter pessoal; (ii) as atividades não ocorram dentro do ambiente de trabalho; (iii) não sejam utilizados recursos ou o nome da empresa, e ainda (iv) não interfiram no desempenho das responsabilidades dos envolvidos.

É vedada a veiculação de propaganda política em veículos, instalações, edificações, publicações ou qualquer outro bem de propriedade da TEREOS INTERNACIONAL.

O colaborador que participar de atividade política o faz na qualidade de cidadão, e não como representante da TEREOS INTERNACIONAL.

Última Atualização em 20 de Agosto de 2013
Voltar Voltar Compartilhe Compartilhe Topo Topo