Sustentabilidade


A Tereos Internacional está alinhada com os compromissos da Tereos, a sua acionista controladora, que integra a Responsabilidade Social Corporativa em sua estratégia.
 
A Tereos insere a Responsabilidade Social em sua atividade econômica com um objetivo compartilhado: contribuir com o desempenho da empresa no longo prazo e consolidar seu papel de gestor responsável. Nesse sentido, definiu cinco pilares e os principais desafios que norteiam a sua política de Responsabilidade Social Corporativa: agricultura sustentável, indústria e logística positivas, qualidade do produto, desenvolvimento local e nutrição & saúde. Esses pilares representam a marca social e ambiental do grupo Tereos em toda sua cadeia de valor: produção de matérias agrícolas, processo industrial e consumo final. Cada um destes pilares corresponde à relação da Tereos com o processo agrícola, o gerenciamento de suas atividades industriais, sua relação com colaboradores, clientes e demais as áreas envolvidas.

AGRICULTURA SUSTENTÁVEL

Através da disseminação do conceito de agricultura sustentável, o grupo Tereos almeja conciliar o aumento do rendimento da matéria-prima, que se tornou necessário pelo aumento da população mundial, e a diminuição das áreas agrícolas disponíveis, com uma redução da pressão ambiental no campo. Trata-se, por um lado, de reduzir o uso de insumos (fertilizantes e produtos fitossanitários) ,em parceria com nossos associados-cooperados e fornecedores de matérias-primas, através de práticas de agricultura sustentável e preservação dos solos. Por outro lado, os riscos e a adaptação às mudanças climáticas e às condições meteorológicas extremas (seca, calor excessivo, inundação…) devem ser levados em conta para preservar no longo prazo os rendimentos agrícolas e os recursos em termos de água. Em um contexto crescente de volatilidade, o grupo Tereos compromete-se em uma relação de longo prazo, através de contrato, com seus associados-cooperados e seus fornecedores agrícolas, a fim de assegurar o fornecimento de matérias-primas em quantidade e qualidade.

INDÚSTRIA E LOGÍSTICA POSITIVAS

Em sintonia com seus objetivos de ganho de produtividade industrial, o grupo Tereos aumenta sua eficácia energética e reduz o impacto de sua produção industrial. O Grupo também se atém a reduzir o uso de água e a controlar suas emissões investindo para limitar as emissões de gás e otimizar a qualidade da água. A Tereos continuará a investir em ações que limitem as emissões de gás de efeito estufa, trabalhando continuamente na otimização da logística anterior e posterior à sua atividade industrial.

QUALIDADE DO PRODUTO

Levar aos clientes e consumidores a garantia da qualidade do produto e da sustentabilidade de seu manejo e produção. Para assegurar esta garantia e satisfazer as exigências de rastreabilidade, o grupo Tereos apoia-se em relações sólidas e perenes com o universo agrícola. De maneira geral, o Grupo visa à excelência no domínio dos processos e desafios de segurança em termos agrícola, industrial e logístico. Todas as unidades de negócios e subsidiárias possuem programas para conscientizar os colaboradores sobre segurança e mitigação de riscos de acidentes.

DESENVOLVIMENTO LOCAL

Processador de matérias-primas agrícolas, o grupo Tereos firma-se nas localidades onde está presente. O Grupo mantém uma forte ligação com o meio agrícola e seu entorno. Empregador importante, sobretudo no meio rural, cada uma das filiais é um personagem de destaque na promoção do emprego nas áreas em que está presente, contribuindo desta forma para o desenvolvimento local em termos econômico e social.

NUTRIÇÃO & SAÚDE

Os processos industriais e a diversidade das matérias-primas do grupo Tereos oferecem centenas de referências de produtos, permitindo fornecer aos clientes da agroindústria soluções adaptadas a seus mercados e às necessidades dos consumidores em termos nutricionais. O grupo Tereos investe em P&D (Pesquisa & Desenvolvimento) e acompanha seus clientes no desenvolvimento de novas receitas, buscando o aprimoramento contínuo dos perfis nutricionais dos alimentos, preservando o sabor, a textura e boas propriedades de conservação. O Grupo estuda os mais recentes conselhos de especialistas internos e externos em matéria de nutrição para levar em conta as evoluções na formulação de protótipos alimentícios e aconselhar os clientes industriais. O grupo Tereos dá suporte legal específico a seus clientes, contribuindo com uma informação confiável para os consumidores.

IMPLANTAÇÃO DE UM CÓDIGO DE ÉTICA COMPARTILHADO ENTRE TODOS OS COLABORADORES
 
O código de ética reafirma os valores e padrões que devem nortear o comportamento diário de todos os colaboradores do Grupo Tereos. É baseado em um único, mas essencial, princípio: respeito pelos colaboradores, cooperados, parceiros, clientes, fornecedores e, é claro, comunidades locais e meio ambiente.
 
O código de ética tem por objetivo compartilhar atitudes responsáveis que podem ser aplicadas em todas as atividades do Grupo ao redor do mundo. O código exige respeito pelas leis locais e internacionais e pelos regulamentos vigentes, protege a confidencialidade e combate crimes de insider trading, conflitos de interesses, corrupção e lavagem de dinheiro, promovendo a justa competição. A implantação do código de ética, assim como as campanhas de conscientização, foram realizadas em 2015.
 
USO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS
 
Todas as atividades de cana-de-açúcar do Grupo (no Brasil, Ilha da Reunião e Moçambique) utilizam energia de fonte renovável, gerados a partir da queima do bagaço da cana como combustível, e exporta para a rede o excedente de energia na forma de energia elétrica (bioenergia). Além disso, nossas atividades de produção de amido no Brasil também utilizam energia de bagaço.
 
Todas as plantas de amido estão sendo auditadas em 2015 em relação à eficiência energética. Este é o primeiro passo para o ISO 5001, certificação de melhorias contínuas relacionadas ao uso de energia que o Grupo Tereos pretende implantar em todas as suas unidades. Este é mais um passo em direção à redução do consumo energético. Além disso, a Tereos Syral está também desenvolvendo fontes renováveis de energia onde há a possibilidade. Unidades de metanização estão em operação, atribuindo valor à matéria orgânica proveniente dos sistemas de tratamento de água das unidades. Adicionalmente, a planta situada em Lillebonne (França), será suprida com vapor de um incinerador local no final de 2015. Este projeto reduzirá o consumo de gás natural usado atualmente para produzir o vapor usado pela unidade.
 
MEIO AMBIENTE
 
Em todas as atividades da Companhia, investimos em tecnologia e projetos de melhoria dos processos de produção, com o objetivo de cumprir a legislação e minimizar riscos ambientais. Adicionalmente, aos projetos de melhoria ambiental, a Companhia também monitora a emissão de resíduos sólidos, líquidos e gasosos de nossos processos produtivos, além do desenvolvimento de projetos de reciclagem e reutilização de água, lixo e derivados.
No Brasil, também atuamos em projetos voltados ao reflorestamento e em favor da biodiversidade, em conformidade com a legislação, recuperando nascentes de córregos próximos às unidades industriais. A Guarani é signatária do Protocolo Agroambiental, que visa extinguir a queima da palha da cana-de-açúcar, em áreas mecanizáveis, até 2014, e em todas as áreas até 2017.
 
SOCIAL
 
Programas locais são adaptados às situações locais. Por exemplo, no Brasil, a Companhia organiza e promove projetos de educação ambiental junto às cidades circunvizinhas às unidades industriais, na região noroeste do Estado de São Paulo, como Olímpia, Severínia, Colina, Pitangueiras, Tanabi, Barretos, São José do Rio Preto, Guapiaçu, Ibiporanga, Guaraci, Guaíra, Ibitiúva e Bebedouro.

Nossa subsidiária Guarani é reconhecida como “Empresa que Educa” pelo Senac, “Empresa Amiga da Criança” pela Fundação ABRINQ, “Empresa Modelo” pelo IPHAN e possui o “Certificado Etanol Verde” pela Secretaria do Meio Ambiente. Ela também faz parte do Instituto ETHOS.

Em Moçambique, desenvolvemos campanhas de sensibilização e exames de saúde, como exames de pressão arterial, medição do nível de glicemia no sangue, sensibilização contra os problemas causados pelo tabaco, além de dois programas anuais, um de combate a AIDS e o outro de combate ao mosquito da malária.

Quanto ao programa de combate ao mosquito da malária, as residências localizadas dentro do complexo residencial da Companhia de Sena, incluindo os escritórios e bairros circunvizinhos, são todos os meses alvo de pulverização e anualmente é feita a distribuição de redes “mosquiteiras” e a sensibilização sobre a prevenção da malária.

A Companhia iniciou em 2007, o programa de conscientização dos colaboradores e membros da comunidade quanto aos riscos relacionados à AIDS e os resultados obtidos têm sido bastante satisfatórios. Aproximadamente 5.200 pessoas recebem informações sobre diversos temas relacionados com a AIDS, através de 33 pares de educadores, colaboradores da Companhia de Sena, sobre o uso do preservativo, prevenção da transmissão vertical mãe-filho, anti-retrovirais, doenças sexualmente transmissíveis, aconselhamento sobre testes voluntários, entre outros.

Informações mais completas sobre as iniciativas ambientais realizados pela Tereos Internacional estão disponíveis no relatório anual de nossa controladora Tereos, que pode ser acessado em http://www.tereos.com.
 

 

Última Atualização em 9 de Agosto de 2013
Voltar Voltar Compartilhe Compartilhe Topo Topo